Publicado por: jefcomunicacao | Outubro 8, 2010

A lição do iogurte

Lendo um artigo do blog Neuromarketing, me lembrei da importância de outros elementos além do produto ou serviço em si que determinam o seu sucesso e melhor experiência por parte do cliente. Quer dizer, não é só o produto em si que o agrada, mas outros elementos envolvidos em sua manipulação e/ou consumo.

No artigo What Yogurt Can Teach Marketers” (“O que o iogurte pode ensinar aos profissionais de marketing”), um estudo de neuromarketing realizado prova que a maioria das pessoas achou mais interessante abrir um pote de iogurte e logo depois mexê-lo com uma colher. Ou seja, não é somente o consumo ou o sabor e textura do produto que importa, mas todo o processo que envolve o seu consumo.

Mas vamos ampliar esse conceito porque, afinal de contas, não é só com iogurte que esse processo funciona. Você não sente prazer quando está abrindo aquela embalagem do seu computador novo, por exemplo? Ou então operar a tela touch screen do seu novo celular, simplesmente para “brincar”?

Vamos aplicar essa experiência ao mundo gráfico. Quantos materiais gráficos diferentes você pode fazer para diferenciá-los dos demais? Com certeza muitos. A experiência do cliente, ou do usuário, é de extrema importância em termos de marketing e publicidade. Um cartão de visita transparente, por exemplo. É um material diferente e que vai agradar visualmente quem recebê-lo. É bonito. E, por que não dizer, é simplesmente legal. Além disso, ainda tem ótima durabilidade, porque é produzido em PVC. O cartão vai ficar durante muito tempo com ele.

Um cartão de visita duplo. Como ele pode ser dobrado, existe a possibilidade de inserção de muito mais informações do que um cartão de visita comum. E também é diferente. A simples experiência de abrir o cartão já é importante. Outro exemplo é um cartão que pode ser feito no produto Tag. Ele tem um furo que pode ser usado para pendurá-lo em algum produto ou simplesmente por estética.

É possível a produção de materiais com um corte especial também; com verniz local; um pequeno detalhe que faz a diferença. Certamente, a diferenciação do produto é muito importante. A boa experiência do cliente vai ajudá-lo a ficar mais satisfeito com o produto e, consequentemente, com o serviço.

Se você tem uma opinião sobre esse assunto, deixe um comentário para nós. Ele será sempre bem-vindo.

Saudações e bom trabalho.

Fonte: Brasilgraf

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